De forma objetiva, explico o título desse artigo: para gerar valor ao seu negócio!
No contexto da inteligência artifical e machine learning, saber programar deixou de ser uma competência restrita aos profissionais de Tecnologia da Informação(TI) e passou a ser uma demanda exigida a todos aqueles que, direta ou indiretamente, lidam com dados no seu labor profissional. Isso, portanto, é algo que o profissional de contabilidade (bem como para aqueles que aspiram em ser) deve ter já que, em todo operacional contábil (reconhecimento, mensuração e evidenciação), lidamos com dados acerca do patrimônio das entidades. A tecnologia tem sido uma força disruptiva em vários setores da economia e a contabilidade não é exceção.
Uma pergunta, caro leitor, você pode estar me perguntando: para que necessito programar? Abaixo listo algumas possibilidades:
Automatização de Tarefas Repetitivas: programar pode ajudar os Contadores a automatizar tarefas como comciliação bancária, geração de relatórios e preparação de declarações fiscais, economizando tempo e reduzindo erros.
Análise de Dados Avançada: com habilidades em programação, os Contadores podem manipular grandes conjuntos de dados de forma eficiente, extrair insights valiosos e criar modelos preditivos para melhorar a tomada de decisões financeiras. Por exemplo, pode-se utilizar modelos supervisionados para prever o faturamento futuro de uma empresa e, assim, decidir qual seria a melhor forma de tributação.
Personalização de Soluções de Software: a capacidade de programar permite aos Contadores personalizar e integrar diferentes sistemas de software para atender às necessidades específicas de seus clientes ou empresas, aumentando a eficiência e a eficácia dos processos contábeis e, assim, gerarem mais valor aos seus negócios.
Embora a importância da programação na contabilidade seja evidente, muitos profissionais enfrentam desafios ao tentar adquirir essas hards skills. Um deles refere-se ao curriculo dos cursos de Ciências Contábeis que, para se adequar a essa nova realidade, necessitariam de ajustes; um outro ponto é a qualificação de professores com esses saberes e, para tanto, haveria a necessidade de adequação dos programas de pós graduação (notadamente Mestrados e Doutorados em contabilidade).
Em um mundo cada vez mais digital, os operadores da contabilidade enfrentam a necessidade de se adaptarem às demandas do mercado. Aprender a programar não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma habilidade essencial para prosperar na profissão contábil do século XXI. É o novo inglês que, outrora, gerarva um diferencial ao profissional. Ao adquirir habilidades em programação, os Contadores podem não só aumentar sua eficiência e eficácia dos seus serviços operacionais, mas também agregar valor aos seus clientes e, portanto, impulsionando o sucesso e o crescimento a longo prazo das organizações.